Resenha: Golem e o Gênio - DarkSide Books

segunda-feira, setembro 07, 2015


"Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em GOLEM E O GÊNIO, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos." 

"Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás.
Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva."


TÍTULO: Golem e o Gênio
TÍTULO ORIGINAL: The Golem and the Jinni
AUTORA: Helene Wecker
EDITORA: DarkSide Books
PÁGINAS: 460

"O romance de estreia de Helene Wecker reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, entrelaçando as culturas árabe e judaica com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa."


Golem e o Gênio é um romance de Ficção Histórica e Fantasia, abordando a vida de dois seres sobrenaturais fantásticos que se passa fora de seu lugar natural, vivendo em Nova York no ano de 1899. Escrito por Helene Wecker, sendo este seu primeiro livro e publicado em 2013, que tornou alvo de grandes prêmios como Nebula Award para Melhor Novela, World Fantasy Award para Melhor Novela, 2013 Goodreads Choice Awards. E ganhou o Mythopoeic Award em 2014.


A autora teve uma forma brilhante de escrever este livro, que torna até difícil de acreditar que é o seu primeiro. Tem uma habilidade singular de narração, contando histórias com grande elegância. Eu tenho uma grande admiração por esses escritores, pois, como sempre digo, há escritores mais velhos nesse mundo literário que não conseguem escrever como tais escritores novatos. E melhor ainda quando você lê não esperando grande coisa do livro, mas a escrita da autora vai te sugando, te puxando para virar mais e mais páginas.

No Brasil a DarkSide Books, trouxe a oportunidade de nós leitores brasileiros podermos conhecer esta obra, que era um clássico até então quase desconhecido por aqui. Confesso que, como muitos outros leitores, comprei o livro pela capa (quem não faz isso quando se trata de livros da DarkSide?), a história não me dizia muita coisa, algumas pessoas que já haviam lido falaram que era bom, mas não aquela coisa arrebatadora.

Alguns dias depois de receber o livro em casa, a sinopse do livro me animou um pouco para poder ler, me deixando esperar da história, o que ela rapidamente detalhou sobre o livro.  Após algum tempo de leitura, estava esperando essas coisas acontecerem, e isso me deixou um pouco consternado, quando não chegaram a acontecer essas tais coisas, a ponto que, cheguei largar a leitura por alguns dias e talvez semanas.

Acho que este livro tinha que estar longe de sinopses caracterizando-o como um romance, casalzinho e etc., isso passou para mim a imagem do livro sobre duas criaturas totalmente diferentes, se amando e passando por coisas que casais de outros livros passam. Deveria nos advertir que o que temos em mãos é um clássico que fala sobre o destino, uma construção de algo belo, a construção do amor, que até mesmo os seres “incapazes” de sentir tal coisa, não conseguem controlar ou fugir.

Tem em alguns livros, de Aventura por exemplo, heróis enfrentando tudo na sua grandiosa jornada, uma corrida para completar seus objetivos e salvar algo do mal com maestria. O de romance, quase sempre sobre um casal onde viverá amores e intrigas para depois ter seu final feliz ou triste.

Em Golem e o Gênio, desde as primeiras páginas, o que pensamos sobre o que será da história e a noção do que acontecerá, não ajuda em nada. Daí surge a “lentidão”, perguntas e mais perguntas como, para onde essa história está indo? Não sabemos, porque tudo está sendo criado de uma forma tranquila, e infelizmente não percebemos. Tudo se conectou é claro, apenas no final.


No início, acontece a criação de dois personagens importantes, duas criaturas pouco conhecidas, uma Golem, e um Gênio.

A GOLEM – No começo, acontece a criação de uma Golem, feita para satisfazer o desejo de um cara muito rico, que queria uma esposa para si. Como nunca dera certo com mulheres, resolveu então procurar um velho chamado Schaalman que era capaz de fazer coisas impossíveis e absurdas ali perto da cidade onde morava.
Após comprar uma esposa com seus respectivos pedidos que delinearam desde a personalidade e a característica da Golem, ela ainda não estava pronta, estava desativada, precisando ser acordada no momento necessário de uso, e aquele que acordá-la deverá ser seu mestre.
Para quem não sabe, um Golem é feito do barro, criaturas que ganham vida para servir, ter um mestre e obedecê-lo, até mesmo estar em meio de um exercito de outros Golens para batalhas e guerras. A maioria deles eram criados com fisionomias masculinas. Essas criaturas, tem um limite, chega um tempo que sua grande força pode ser incontrolável, deixando que o mestre seja encarregado de destruir sua criatura com um comando lido que o criador o dera quando terminou de criar a Golem.
Sendo levada dentro de uma caixa em um barco para New York, o seu futuro mestre de tão curioso que estava durante a viagem, acordou a Golem ali mesmo.
Em poucos instantes da Golem estar pronta para servir, acontece uma coisa terrível para ela, seu novo mestre acaba morrendo na viagem, e em New York ela fica presa sem saber o que fazer, num mundo estranho em que acabara de nascer.

Ao mesmo tempo que desembarca uma nova criatura em New York, outra totalmente diferente também aparece, e dessa vez era um djin, um Gênio.

O GÊNIO - Criatura feita de fogo que é visualmente apenas uma fumaça rasa. Vivia sozinho no deserto sírio, passando seu tempo observando os humanos, os quais não podiam o ver, apenas quando ele mesmo queria e se permitisse ser visto. No meio de seu fascínio com as tradições, culturas e sabedoria humana, ele também desfruta de seu imenso palácio de vidro, que ele mesmo criou.
Mas a história do Gênio não começa assim. Tudo começa quando um latoeiro chamado Arbeely tem um pedido para desamassar uma lâmpada de cobre muito antiga. Ao manuseá-la, tudo dá início, o Gênio aparece, mas com algumas coisas diferentes, ele está preso em uma forma humana. Sem saber realmente o que fazer, Arbeely coloca o Gênio para ser seu aprendiz, e o nomeia Ahmad.
Não conseguindo se lembrar como foi parar naquela lâmpada, como foi parar ali em New York e o porquê de estar preso eternamente naquele corpo, ele tenta ao mesmo tempo enquadrar sua vida na imensa cidade que é uma confusão, uma coisa totalmente diferente de seu deserto, e em uma época muito distante da qual vivia; e sair do tédio de sua vida monótona no meio dos humanos e descobrindo que todos são igualmente desinteressantes após realmente conviver entre eles, como um humano.

Ambos vivendo em uma grande cidade, mas nunca encontrando seu lugar de conforto, um lugar que pudessem ser quem realmente são, usufruindo de suas forças naturais e vivendo à sua própria vontade, eles parecem ter uma conexão, algo em comum.

Uma fábula! Um clássico!

Cada um nos mostra uma grande New York e suas diferentes partes da cidade, juntos eles procuram desfrutar da imortalidade com coisas novas, andando por quase toda a cidade e descobrindo seus segredos.

Foi o que me levou a pensar que ambos iriam se conhecer e seriam um casal romântico, um precisando do outro, e final feliz. Não, não é isso que acontece. Eles ainda têm suas naturezas totalmente diferentes uma da outra, as vezes quase não é possível os dois estarem juntos, devido seus diferentes modos de pensar.

Então, o livro é feito a partir de uma narração da vida deles sendo construídas de uma forma que podemos ver uma peça ligando com a outra, mas seus instintos e seus modos ou suas origens vão descartando essas possibilidades, mas as peças sempre voltam, sempre tentando se encaixar. É uma trilha, um caminho para o amor, uma bagunça que não conseguem evitar.

Durante esse caminho, temos conhecimento de cada personagem que aparece na vida deles, tornando uma aventura muito suave e interessante, o que não me deixou com tédio da vidinha de alguém ali.

Ao mostrar a vida cheia de problemas de ambos, e sua forma de sobreviver em New York, vários personagens vão aparecendo, e cada um que aparece tem suas histórias rapidamente contadas, e isso me levou a pensar que o livro talvez não seja só sobre a Golem e o Gênio, mas também sobre aqueles que se encontram ao redor deles e fazem parte da vida deles.

Um modo da autora fazer com que os leitores continuem neste livro é sua grande habilidade em dar forma aos personagens com uma excelente criatividade. Tornando suas histórias uma mais fascinantes que outras e nada muito clichê.

Acho que o ponto positivo de todo o livro, foi a apresentação dos personagens que aparecia, cada um tinha uma história totalmente diferente para contar, a autora fazia com que o leitor pudesse mergulhar em cada personagem sem nos importarmos da “real história” perder rumo, ou sair fora do principal foco, do casal.

Teve uma parte, depois da metade do livro, que eu quis desistir da leitura, porque tinha chegado onde achei tudo perdido, tudo saiu fora dos trilhos e não sabia mais de quem era o livro, do que estava retratando, pra onde iria a história, mas ainda bem que continuei, mesmo com um pouco de raiva eu fui lendo, e depois percebendo, é uma história criada através de várias mãos, cada personagem tem seu trabalho, tem seu dever para que tudo no final dê resultado, deixando perceber que, o destino de todos estavam entrelaçados para aquele grande final, então alerto vocês, não desista, estes personagens parecendo alheios à história, eles vão ajudar fortemente no final, vão fazer grande diferença, quando pensar que não.

Após algum tempo lendo percebi, que o romance poderia realmente começar, através de duas criaturas, não importando suas naturezas contrárias, prometendo algo grandioso e amoroso entre eles.
Narrativa leve, livro perfeito como entretenimento, para sair da zona de conforto. A princípio podemos acreditar que fosse mais uma estória de casal apaixonado. E não é bem o caso.
Depois de terminar o livro, fico apenas pensando o que será da vida deles, e com saudades dos problemas de cada um. Vale a pena ler, mesmo que demore um pouquinho para surgir aquela força que te faz não querer soltar o livro por horas.


As NOTAS serão divididas em:
Edição – capa, folhas, diagramação, orelhas, etc.  10
(Achei a melhor capa da editora, não tem orelhas, veio com uma fita de marcação, capa dura. Uma todo o livro é obra de arte.)
História, Enredo – narração, clichês, foco, originalidade.  8
(Originalidade foi o bolo todo do livro, com uma narração simples que consegue ser de fácil entendimento e ainda de uma forma elegante. Mas devido a construção da história levar quase todo o livro, em uma fábula demora eterna, minha nota não foi 10)

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Facebook

Contato

Olá, caso queira entrar em contato, mande um e-mail para: hookedblan@gmail.com

Também se preferir no Facebook, deixe uma mensagem lá na inbox: https://www.facebook.com/HookedBlan

Subscribe