SÉRIE VERSAILLES PRIMEIRAS IMPRESSÕES EPISÓDIO 1X01

quarta-feira, dezembro 09, 2015




Criada por Andre e Maria Jacquemetton (Mad Men), mas não tendo seus nomes divulgados como criadores da série devido a questão do orçamento, pois, mesmo tendo apenas 10 episódios, a série francesa tem a produção mais cara da história. E para isso acontecer, todo o roteiro foi reescrito por Simon Mirren (Criminal Minds) e David Wolstencroft (Spooks).

O problema todo com o orçamento vem atrapalhando a produção da série já faz um bom tempo. O Canal Plus da França já tinha divulgado todo o pretencioso trabalho em 2010 com planos para terem 12 episódios na primeira temporada, mas felizmente foi adiado. Em 2013 tivemos mais informações sobre a série, agora, ela terá apenas 10 episódios e roteiros novamente estudados, tudo devido ao seu grande orçamento que nunca diminuía. Não poderia ficar mais caro, mesmo decididos filmarem no próprio Palácio de Versalhes, conseguiram dar início às filmagens somente em 2014.

E hoje, depois de tantos problemas para consertar, roteiros para serem reescritos, e todo esse tempo de preparo, podemos saber que essa série não vai nos decepcionar, não é? Melhor um trabalho bem demorado e bem amarrado do que algo feito nas pressas. Sou fã de todas as obras que tiveram seu tempo não só para ser criada, mas também para passar por uma avaliação onde encontram erros e possíveis flops, e, se os anos “perdidos” de espera foi para tudo ficar perfeito, fico grato. Tendo todos os seus problemas já encarados e solucionados no decorrer de 4 anos, a série começa com toda a força e poder cinematográfico para as nossas telinhas.

Tudo começa no ano de 1667, o Rei Luís XIV (George Blagden, Vikings) espera se tornar o maior Rei da história da França. "Escondido" em Versalhes com uma grande parte da corte. Moram nesse vilarejo desde que a Rainha Regente morrera, pois, sem um Rei forte para governar a França, os nobres começaram a tomar controle de tudo, e em Paris não era o lugar ideal para a Realeza ficar, então para Luís sobreviver, precisaram criar uma base no vilarejo.

Luís já casado e a espera de um filho, começa a sonhar e sempre sonhando o mesmo sonho repetidas vezes. Sonhava com sua mãe e com um castelo, onde ali, ele sentia o respeito e poder, se sentia como um Rei. Tudo que ele via naquele castelo era algo que poderia trazer uma bela imagem da França poderosa em glória. E no mesmo sonho, o aviso de sua mãe foi claro, ele precisava demonstrar sua força, então por que não trazer este castelo para a realidade? "Pois um Rei sem castelo, não é um Rei de verdade."

"Se a história nos ensina alguma coisa, é isso: coisas terríveis acontecem aos Reis."

Mas nada parece ser tão fácil, esta é uma construção muito ambiciosa mesmo para um Rei da França que está rodeado de inimigos e de pessoas que não o obedecem como deveriam, pois, seu reinado começara cedo, tinha apenas 4 anos, e durante um bom tempo a França foi governada apenas por um conselho e sua mãe como líder. Atualmente, depois da morte de sua mãe, ele ainda é bem jovem e pouco respeitado, e, sabendo disso, irá querer o que lhe pertence, respeito, servidão e adoração.

Após uma noite quando uma conspiração foi descoberta, onde quatro homens foram mandados para matá-lo, ele decide então não retornar para Paris como todos desejam fazer, ele não se permite sentir medo, ele decide ficar ali e ser temido, como um Rei deveria ser.

A falta de confiança do povo para com seu Rei é muito escancarada, ainda não começaram a enxergar que ele já não é mais uma criança e que agora de todas as formas ele quer fazer o papel dele, o papel que estava nas mãos de outras pessoas onde acabara se acostumando e não estão satisfeitos em poder exercê-los como antes. Eu gosto demais quando esses velhos barrigudos veem que a brincadeira deles de serem “rei” já acabou, e não querem largar essa vida boa. Olha o que um deles disse num momento deste episódio, olha o quão relaxados estão, “brincando” de rei: “Ministros e conselheiros, todos nós devemos guiar o barco. Acredita que o país é governado por um homem só?”

Então ele se firma nos seus planos de trazer um palácio que finalmente sairá de seus sonhos. E assim, as obras terá seu início, mas para tudo andar corretamente ele precisará de todo o dinheiro que entra e some ali em Versalhes.

"O Senhor é o sol.
E ao seu redor, circula não só a nossa Corte celestial, mas também aqueles que querem te fazer mal. Há ministros que te desafiam abertamente, nobres que não pagam impostos e que acreditam que a França é deles, não sua.
E também, além das fronteiras, os holandeses, os espanhóis, os britânicos, e o Sacro Império Romano-Germânico.
Todos que te cercam sorrirão e concordarão com o senhor. Mas todos eles querem te destruir, Senhor."

Então começa uma grande intriga. Os próprios membros do Conselho Real parecem duvidar desta construção e acham que é apenas um desejo infantil, querendo colocar esse assunto de lado e trazer os assuntos que bem querem como sempre trabalharam antes de Luís querer agir como um Rei.

Assim podemos perceber que há no meio deles, aqueles que não são tão fiéis como parecem, pois ele está verificando todos os meios que envolve dinheiro, impostos, gastos, pessoas que são pagas ali e enfim, ele agora está realmente por dentro de tudo que acontece no meio político, onde antes ele não exercia seu papel. O que Luís procura é, que nada esteja errado no meio do dinheiro dele, e parece que alguns membros do conselho andaram fazendo algumas coisinhas erradas.

Um monte de gente querendo voltar para Paris, até mesmo sua esposa Rainha, grávida e com brincadeiras muito suspeitas com o anão Nabo, sem o marido presente para dormir na cama imensa com ela e todo esse tédio para com Versalhes, o anão parece ser sua diversão, mas não é o suficiente.

Também temos o amante de Filipe, irmão de Luís, que está partindo para Paris e chama Filipe para o acompanhar e até mesmo incita fáceis possibilidades de causar a morte de Luís. Será que ele pensará em deixar o vilarejo ou irá ficar e ajudar seu irmão? Ou será que ele irá desejar estar no lugar do irmão? Creio que este amante está presente apenas para atiçar fogo na família, se ele não for embora logo.


A última coisa que Filipe precisa saber é que seu próprio irmão está a muito tempo tendo um caso com sua esposa, não que ele vá se importar muito, pois ela não tem muita utilidade para ele - como percebemos desde as suas primeiras cenas  -, mas terá quando descobrir que também quer ter um filho, um menino? Essa atitude repentina foi devido às coisas que seu amante tem lhe falado? Ou é apenas inveja, pois seu irmão Luís agora será pai?

Uma personagem não está atoa por aí, a Claudine, filha do médico - que esqueci o nome -, bem diferente das outras mulheres, executa funções mais difíceis, trabalhos que seria mais para homens e tem uma linguagem e postura diferente. Ela não é como as outras que andam em sapatos desconfortáveis e ficam desfilando feito um pavão para chamar atenção da realeza, mesmo que ela pareça ser pobre e não precisasse chamar atenção de alguém, creio que ela tentaria, se fosse como as outras mulheres, ser aquela pecinha de porcelana toda bonitinha e pomposa, como muitas outras tentam a vida toda, ser. O que será que vai acontecer com essa personagem? Desde que a vi, fiquei interessado para saber onde a sua história a levará. Espero que seu destino não seja direto à uma fogueira, como o pai dela também teme.

A presença de uma doença na cidade parece poder trazer problemas futuros no crescimento de Versalhes. Aquele corpo que Claudine estava olhando, era de alguém que morreu com a mesma doença que o filho do criado de Luís tem? Fiquei na dúvida, pois a criança recebera um corte no mesmo lugar onde o cadáver também tinha sinais de ter sido cortado.

Luís, é um grande enigma em desejos sexuais, tendo um relacionamento com várias mulheres ao mesmo tempo e deixando uma delas se castigar por ter ficado com ele. Não parece ter uma pessoa que realmente ama, mas será que terá, após saber que sua esposa Rainha o traía com um anão? O filho que nascera, trouxe uma mancha bem escura para o relacionamento deles. E isso talvez possa piorar sua reputação como ele a quer manter e em suas decisões que terá de tomar.

O desfecho deste episódio não poderia ficar melhor. Vale a pena sim assistirmos essa grande obra sobre Versalhes, recomendo para quem gosta da historia francesa e também para qualquer amante de séries históricas com dramas familiares e políticos. E se não ainda não assistiu algo parecido, por favor, assista, sabemos que todo aqueles figurinos, cenários, elenco, premissa da série não é coisinha simples e pequena, é algo grandioso.

Então, estou mais que ansioso para ver Luís com 28 anos tomando grandes atitudes, enfrentando seus problemas até o palácio ser construído e, enfim, se tornando um Rei temido, o qual tem um difícil objetivo que é controlar toda a nobreza da França, no meio de tantas traições, amores roubados e guerras. Tão jovem, terá muito pela frente. Como qualquer um de vocês já sabem sobre a história real dele, eu estou esperando o melhor dessa série!

E desde a sua estreia, foi anunciada a renovação para uma segunda temporada com 10 episódios!

Mas sobre o Palácio, os produtores ainda estão avaliando se vale a pena ou não o auto custo que poderá ter se filmarem novamente no local, ou se a série estourar, poderão continuar por lá mesmo. Então vamos dar uma força na divulgação, essa série merece!

Deixo aqui alguns comentários, ou partes que fiquei com muita dúvida do que poderá vir depois deste episódio piloto:

 - Será que aqueles 4 homens foram mesmo enviados para matar Luís? Aquela mensagem que um deles trazia era em outra língua ou em códigos? Seria entregue para quem? Seria mesmo para Montcourt como eles o entregaram? Ele anda muito pensativo e suspeito...

 - No início do episódio quando Luís acorda do sonho e seu criado o limpa, vocês sabem o que estava limpando né? Assim quando percebi o que era, eu já tive a certeza de que essa série não vai deixar de mostrar as sujeiras da época. Sabem que no Palácio de Versalhes não tinha nenhum banheiro, né? Tudo era feito nos seus próprios quartos. Pensa no mau cheiro...

 - George Blagden está irreconhecível no papel de Luís, eu nem tinha lembrado que era ele até que, de tanto achar o rosto familiar, procurei na internet e vi que era o santinho de Vikings.

 - E esses cabelos lisos, e rostos brancos com olhos claros, e roupas tão antigas como da época, tudo fiel à época, até mesmo o elenco tem características de franceses que viveram em 1667. Não sei se vocês me entendem. Ah! e essa série me fez lembrar de uma obra que se passa quase no mesmo tempo, Os Três Mosqueteiros, já imaginou a mesma produção de Versailles fazer a vida de Luís XIII baseado neste livro? Seria muito bom!

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Facebook

Contato

Olá, caso queira entrar em contato, mande um e-mail para: hookedblan@gmail.com

Também se preferir no Facebook, deixe uma mensagem lá na inbox: https://www.facebook.com/HookedBlan

Subscribe