Resenha: Objetos Cortantes - Intrínseca

sexta-feira, agosto 07, 2015



"Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas."

TÍTULO: Objetos Cortantes
TÍTULO ORIGINAL: Sharp Objects
AUTORA: Gillian Flynn
EDITORA: Intríseca
PÁGINAS: 254



"Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível." 


ESCRITORA
Para sabermos do que se trata este livro, devemos primeiro, ter uma noção do estilo de escrita da autora que é um tanto diferente de outras que estamos acostumados por aí. Com uma escrita rápida, a autora deixa de lado muitos detalhes e coloca coisas que pareçam de nenhuma utilidade para o leitor, deixando pensarmos durante toda a leitura desse modo, e no final depararmos com essas peças encaixando todo o mistério e revelando depois de tudo, de grande importância. Descrições curtas e feitas de uma forma que não nos deixa necessitados de mais explicações, o que realmente torna o leitor ávido por mais e mais folhas para virar.

Foi o primeiro livro escrito pela Gillian e já recebeu alguns prêmios importantes. Conseguiu manter o foco de criar um ótimo livro de Mistério e Investigação, e também mostrar sua singularidade que é vista em todos seus livros, criando personagens horrendos e cheios de falhas, com histórias feitas através do quão profundamente maus somos nós seres humanos.

HISTORIA/ENREDO
No início, tudo parece tranquilo, nada de anormal na vida de Camille – uma repórter que trabalha em um jornal não tão popular, em Chicago – ela não deixa claro o que pode ter de ruim numa viagem para sua cidade natal, que irá fazer em alguns dias. Sabendo que ao chegar lá não terá um lugar para ficar, ela tem que ir para casa de sua mãe, onde descobrimos que ela tem grande receio de voltar para aquela casa. Tendo que ficar no mínimo uma semana (é o que ela pensa) para fazer uma matéria sobre uma garota que fora encontrada morta há um ano atrás e o recente desaparecimento de uma outra garotinha. Assim, ela pensa que nesse curto prazo de tempo, aguentará a estadia ali com sua família.

A pressão do seu chefe Curry para que ela faça essa viagem e cobrir esse assassinato e desaparecimentos de garotinhas, é devido os concorrentes não estarem fazendo essa mesma pesquisa e, que ali naquela cidade pode estar ocorrendo algo grandioso (Serial Killer matador de criancinhas) e se finalizar este caso e tudo ser do jeito que ele pensa e espera, todo esse trabalho pode trazer grande atenção para a empresa futuramente, pois ela será a primeira a divulgar toda a matéria sobre todo o caso.

Temos então um grande SE, se for mesmo algo que revelará no final, um grande absurdo, esse trabalho todo de Camille em busca de informações, terá valido a pena. Em meio à essas tentativas, Camille não consegue ajuda de onde ela achava que seria mais fácil, da Delegacia. Rodando pela pequena Wind Gap, no Missouri, tendo ela que fazer seu trabalho com toda força e paciência possível, vai atrás de pessoas a procura de informações, pessoas que acabam se revelando hipócritas e insuportáveis que estão ali com os pensamentos e interesses próprios sobre o novo desaparecimento dessa garotinha e, querendo dar depoimentos para que depois possam aparecer no jornal. É um tormento ser a “desumana” no meio de todos, fazendo perguntas que não deveria, apenas para ganhar fama, colocar na mídia, e ao mesmo tempo tendo de enfrentar problemas com a família. Um grande desafio ao ficar ali, o qual seu trabalho de ser a filha indesejada se mostra bem mais difícil durante toda a sua estadia na cidade, deixando revelar aos poucos, a cada capítulo, esse misterioso confronto de família nem um pouco unida.


Durante esse tempo, sem mais novos detalhes para Camille encontrar, é encontrado o corpo da garotinha que fora desaparecida. Uma notícia rolou solta pela cidade que, é uma morte quase idêntica à da outra garotinha do ano anterior, o que confirma a teoria do chefe de Camille, que ali em Wind Gap, pode haver um Serial Killer. Após essa segunda morte, ficou um bom tempo grudada na cidade essa notícia desagradável, o que tornou mais fácil para Camille conseguir entrar nesse assunto e obter mais informações.

O tempo passa, e ela vai descobrindo que conviver com a sua família está sendo a coisa mais problemática de tudo isso. Uma família cheia de enfeites, falsidade e regrinhas sem sentidos. Camille havia perdido sua irmã anos atrás, e sua família agora era apenas sua mãe, seu padrasto e sua meia-irmã, uma linda moça a qual não tinha conhecido ainda. Voltando para acontecimentos do passado de Camille, aos poucos vai sendo revelada toda a loucura da família, e mostrando a causa do desconforto que ela tem estando ali.

Desde o início, aos poucos Camille vai descobrindo o seu limite a isso tudo, conseguindo através de sua vida passada, a resposta para o assassinato das duas garotinhas.

CONCLUSÃO
Em três dias consegui terminar essa obra incrível, acredito que a autora conseguiu encaixar o livro em um dos gêneros proposto, pois me deixou bem curioso para saber o que aconteceria a cada capitulo que eu lia.

Trouxe uma grande quantidade de suspeitos sobre o caso das garotinhas, a autora conseguiu fazer com que cada personagem criado pudesse ser suspeito em alguns momentos (eu tive certeza de que três pessoas eram os assassinos, e até mesmo a Camille poderia ser), uma boa marca da autora que consegue levar o leitor a nunca ter o Serial Killer fixo, e a ter uma grande surpresa no final.

Deixando tudo claro e fazendo sentido na escolha do personagem assassino, a única coisa que não gostei foi da rapidez da informação, não deu tempo de digerir pois a escrita dela é rápida e num golpe de poucas palavras passaram várias coisas, a descoberta final, as provas finais, os assassinos e fim, tudo muito rápido. Considero esse um dos pontos negativos deste livro.

Para aqueles que leem poucos livros ou não leu nenhum, eu super indico este livro, ele tem de tudo para prender todos que começam a ler a partir da primeira página. Este é um livro que não deixa aqueles que dormem lendo, dormir, vai é deixar acordado até tarde da madrugada!


As NOTAS serão divididas em:
Edição – capa, folhas, diagramação, orelhas, etc.  09
(Como a maioria das edições da editora, uma capa linda que se olhar direitinho parece ser cortada em vários lugares, e tem orelhas.)
História, Enredo – narração, clichês, foco, originalidade. 09
(Diferente do que vemos, uma coisa singular da Gillian, esse modo de contar histórias. Personagens super interessantes principalmente Camille, bem original, o que leva uma boa nota. Ah! boa nota também pelo fato de ser viciante do início ao fim!)

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Facebook

Contato

Olá, caso queira entrar em contato, mande um e-mail para: hookedblan@gmail.com

Também se preferir no Facebook, deixe uma mensagem lá na inbox: https://www.facebook.com/HookedBlan

Subscribe