Resenha: A Noiva Fantasma - DarkSide Books

terça-feira, agosto 04, 2015


“Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...”

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.



TÍTULO: A Noiva Fantasma
TÍTULO ORIGINAL: The Ghost Bride
AUTORA: Yangsze Choo
EDITORA: DarkSide Books
PÁGINAS: 347

Escrito por Yangsze Choo, e lançado em 2013, uma novata no mundo literário que trouxe seu primeiro livro o qual foi feito com uma qualidade surpreendente que mesmo grandes autores bastante conhecidos, ainda não conseguem lançar livros dessa forma. O livro conquistou alguns prêmios como:
Carnegie Medal nominee;
Oprah.com’s Book of the Week;
Indie Next List pick;
Goodreads Choice Award Finalist for Best Fantasy,
Glamour Magazine 2013 Beach Read.


Leve e cativante é o que a autora fez da história de Li Lan, apresentando algumas culturas asiáticas – principalmente a chinesa – que muitos leitores ao redor do mundo ainda não conheciam tão profundamente, e também uma linda forma de mostrar grande parte do folclore que realmente existia\existe na Malásia.

O grande potencial da autora que eu percebi e, muitas outras pessoas, é a escrita, que consegue ser viciante por toda a leitura. O livro poderia ter uma história horrível e enredo cheio de falhas, mas devido à esse talento, leríamos tudo o que ela escreve, não sendo atoa muitos dizendo, que queriam terminar o livro em um dia.



Mas eu confesso que estava com o livro na estante há um bom tempo, e sem muito interesse para ler, pois a sinopse me deixou pensar que o livro era “meio besta” falava sobre uma moça com planos de casamento “bobos”. Então um dia, peguei para testar se era bom e a primeira página com suas primeiras palavras, me tragou para esse mundo de maravilhas que eu nunca esperava conhecer! (Não estou sendo exagerado!)

Desesperador foi ver o desenrolar da vida de Li Lan, uma jovem garota que próximo aos seus 18 anos estava prestes a se casar, lógico, ela morava na cidade de Malaca no ano de 1893 e nada mais era tão normal moças casarem o mais cedo possível, para ajudar as famílias a terem um laço entre elas o qual pode ser o caminho que ajuda financeiramente e também a construção\crescimento da linhagem familiar, o que torna esse tipo de casamento planejado pelos pais dos noivos, fazendo acordos afim de conseguirem um bom futuro para ambas famílias.

No início da história rapidamente é mostrado que o pai de Li Lan está falido financeiramente. E no meio dessa queda financeira e de espírito do pai - estava quase doente de tanto ópio, não parava de ficar preso em casa, quase em depressão - de Li Lan, ela logo se descobre recebendo um convite para ser a noiva de um rapaz jovem e herdeiro de toda fortuna da família, o que ajudaria todo problema que sua família estava passando. Só que tinha um problema, esse rapaz que deveria ser seu noivo e futuro esposo, no momento se encontrava morto.

Nota que a autora deixou explicando sobre Casamentos Fantasmas (Planos de casamento “bobos” – o que eu falei mais acima)
“A tradição popular de casar alguém com um fantasma ou promover casamentos entre fantasmas costuma se destinar a tranquilizar espíritos ou aplacar assombrações. Há várias referências a isso na literatura chinesa, mas suas raízes parecem estar no culto aos antepassados. Algumas vezes, casamentos são feitos entre duas pessoas recém-falecidas, com os familiares de ambos os lados reconhecendo o matrimônio como um laço entre eles. Entretanto, há casos em que o cônjuge do morto é uma pessoa viva. Esse arranjo tende a servir para que uma pessoa realize a vontade de um amado moribundo, ou para que seja concedido status de esposa a uma amante ou concubina que tenha gerado um herdeiro. Às vezes, uma garota pobre é levada a uma casa como viúva, para realizar os ritos de ancestralidade a um homem que tenha morrido sem esposa ou descendentes, como ocorreu com Li Lan. Em casos assim, a cerimônia de casamento tem lugar com um galo assumindo o posto destinado ao noivo falecido.”

O ponto negativo do livro então, foi ter acendido uma pequena chama de romance entre ela e um rapaz que mora na casa dos Lim, casa da família de seu futuro falecido noivo. Tudo isso aconteceu quando ela estava conhecendo a família, a casa onde iria morar, enfim. Mas o que tem de ruim nisso? Ah, vocês não sabem, Li Lan vai fazer uma "viagem" digamos assim, e daí não acontece o romance que nós leitores estávamos esperando. Acontece algo totalmente absurdo na história.

Devido pertubações causadas pela família Lim para que Li Lan aceitasse o casamento e ela já não querendo mais aceitar, começa então a "viagem", a qual não é abordada da mesma forma em outros livros de outros autores. É criada uma demonstração bem feita do lado sobrenatural da vida, onde revela a vida após a morte, um lugar que vive os mortos e os vivos. Nesse lugar estranho e desconhecido, usando histórias de fantasmas e histórias da cultura chinesa a autora faz uma conexão com o mundo normal em que vivemos e revela que ali é apenas uma parte da estadia da alma/espirito dos mortos, há muito o que ver mesmo estando morto, muito o que sofrer, estando no meio dos vivos como fantasmas, para depois irem para o lado mais sobrenatural que já não faz mais parte da terra, onde os mortos esperam pelo chamado e segue seu ultimo destino - céu, inferno -.


Tudo isso é explorado e vivenciado por Li Lan (Não, não é spoiler), e a grande quantidade de detalhes sobre a vida pós morte é imensa nesse livro, trazendo não só tristezas, mas também grande parte das aventuras e grandes surpresas de todo o livro. Muitas partes deixando o leitor em completo choque e admiração em como a autora foi firme em deixar tudo ligado, tudo conexo como se realmente aquilo existisse, partindo de mágico para real (lógico, estou exagerando, não existe Er Lang por aqui, se não já tinha corrido para conhecer um). E um de seus grandes propósitos para Li Lan estar neste mundo, é ver a sua mãe, a qual havia falecido quando ela ainda era pequena.

E se passando grande parte nesse mundo "além da vida", temos Er Lang - um estranho que parece está perseguindo Li Lan no mundo sobrenatural - e Fan - uma fantasma -, dois personagens que realmente ajudam no progresso da história de Li Lan, tendo suas participações quase obrigatórias (Sem eles não teria toda a aventura do livro), e outros poucos personagens que são apenas de passagem, mas que tiveram seus papeis apresentados na dose certa.

As atitudes inesperadas tomadas pela protagonista, me deixou sempre sem saber o que ia acontecer durante toda a leitura. Em uma linha, pensei que ela deveria fazer uma coisa, mas na outra linha, ela já tomou uma decisão totalmente diferente ou até mesmo nenhuma.

O livro traz no final um desfecho que era o menos imaginável durante todo o livro, deixando tudo mais diferente e romântico. Isso devido a grande construção da vida Li Lan, ou seja, seu amadurecimento, se ela fosse ainda a menina do inicio da historia, sem ter conhecido o "além da vida" não teria sido assim. A autora disse que o final do livro foi escrito várias e várias vezes, tendo ela que escolher entre muitas formas de finalizar a história de Li Lan, tornando essa parte a mais difícil durante todo o trabalho com o mesmo.

Uma escrita muito simples com uma história muito rica e emocionante nos deixa maravilhados ao ler essa grande obra. Gostei bastante e não conseguia tirar a história da cabeça quando não estava lendo. Depois, quando terminei de ler, eu corri para recomendá-lo para meus amigos e para vocês que estão lendo no blog. Recomendo fortemente, se querem uma leitura diferente de tudo que já leu, que se passa com pessoas, cenário, cultura, casas, história asiáticas, esse livro lhe será de grande agrado.

Aqueles que já leram o livro e gostaram, Yangsze Choo disse que está escrevendo um outro livro de mistério sobre um elefante detetive, e disse também que ainda tem planos para futuramente escrever a continuação da história de Li Lan.

As NOTAS serão divididas em:
Edição – capa, folhas, diagramação, orelhas, etc.  10
(Como não amar os livros feito pela DarkSide? Não tendo orelhas como todo livro capa dura da editora, veio com uma fita de marcação, e folhas finais do livro dedicadas para o leitor arrancar e fazer origamis.)
História, Enredo – narração, clichês, foco, originalidade. 10
(Narração e originalidade foi tudo que quis mostrar pra vocês lá em cima, e tudo isso levou uma grande nota.)



You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidos

Facebook

Contato

Olá, caso queira entrar em contato, mande um e-mail para: hookedblan@gmail.com

Também se preferir no Facebook, deixe uma mensagem lá na inbox: https://www.facebook.com/HookedBlan

Subscribe